domingo, 25 de abril de 2010

Eyjafjallajokull: O vulcão islândes

Nota inicial: Gostaria novamente me desculpar,pela falta da atualização da semana passada,e dizer que o blog continuará seus posts normalmente,obrigado a todos que me mandaram emails de melhoras.


Introdução breve ao vulcanismo.

É o processo dos vulcões de expelir magma em forma de lava, gases e fumaça. Esse magma que é “jogado” vem do manto (parte da camada da terra, que fica abaixo da crosta,tendo sua extensão até 2900 km para o interior terrestre).O termo é utilizado para descrever uma série de fenômenos e elementos no processo e a ciência que estuda isso é denominada Vulcanologia.


Apesar de ter uma ciência e um estudo próprio, o fenômeno só começou a ser entendido na primeira metade do século XX e mesmo assim, sabe-se muito pouco dele,ou seja,desmistificando muitas questões,é impossível de prever PRESCISAMENTE quando acontecerá uma erupção.Um exemplo disso,são vulcões que estão localizado em áreas onde ocorre contato com placas tectônicas,que podem entrar subitamente em atividade,gerando explosões extremamente violentas.

Mas,pode-se ter uma idéia,através de sismicidades, emissões gasosas no local e deformações no terreno) .


Não é preciso dizer que as erupções são fenômenos altamente destrutivos,isso em razão dos gases,fumaças,explosões,e a lava que é expelida,oferecendo grandes riscos para moradores próximos,e até alta desvalorização do lote.É um dos fenômenos naturais mais temidos,tendo até associações com Deuses,ou mitologias de algumas culturas antigas ou contemporâneas.(como por exemplo no Hawaii) .


Ao contrário do que se pensa,o termo vulcão não é designado somente para aquele pensamento de “uma montanha,jogando lava alaranjada” e sim para - como já dito -vários tipos de fenômenos onde se expele algo do interior terrestre,para o exterior,tendo assim,várias classificações de erupção(onde aqui não será citado,devido ao foco principal,mas vale a pena dar uma pesquisada).


Vulcões mais conhecidos do mundo:


- Monte Fujiyama: (monte Fuji),apesar de estar inativo a mais de 300 anos,ainda solta fumaça mas é considerado de baixo risco pelos vulcanólogos.

-Krakatoa: É famoso devido a grande erupção no ano de 1883 na Indonésia,aonde se teve grande repercussão e alto nível de catastrofismo(matou milhares de pessoas,o estrondo foi ouvido até na Austrália e o cume do vulcão explodiu com tamanha força).

-Monte Pelée:matou aproximadamente 28 mil pessoas na sua atividade em 1902 na Martinica o único sobrevivente foi um prisioneiro condenado à morte - ele estava preso numa cela subterrânea, por isso a lava não chegou até ele.

-Santa Helena:entrou em erupção após 127 anos inativo.

-Pinatubo: nas Filipinas teve sua explosão após 611 anos de inatividade,onde morreram mais de 800 pessoas e desabrigou mais de 200 mil.

-Monte Etna: É um vulcão ativo localizado na Itália,a ultima erupção foi no ano de 2006,mas felizmente sem mortes,porém com um belo espetáculo de pirofagia.

-Vesúvio:também localizado na Itália,foi responsável pela grande tragédia em Pompéia e permanece ativo.

-Kilauea: Localizado no Hawaii.No ano de 2005 teve-se o maior derramamento de lava da história deste vulcão.


Eyjafjallajokull,o vulcão do momento:


Neste ano,o vulcão islandês de nome impronunciável,entrou em atividade,e expeliu uma gigantesca nuvem de cinzas vulcânicas,tornando os vôos por toda a Europa perigosos.Com os aviões funcionando apenas para casos de emergência,instalou-se assim,o caos aéreo no continente,com reflexos em todo o mundo.A questão a ser discutida,é quanto tempo isso prorrogará,pois a ultima erupção deste vulcão foi em 1821 e só teve fim em 1823,a atividade atual,não se sabe com precisão,pode ser bem curta,ou até mesmo mais longa.


Mesmo que a atividade do vulcão cesse,a velocidade de dispersão das cinzas,poderá durar mais alguns dias,na pior das hipóteses,esses vôos poderão ser redirecionados,para evitar a rota de perigo(mesmo que mais demorados),pois voar pela nuvem,é fora de discussão.Formada por gases tóxicos,como dióxido de carbono e de enxofre além de partículas sólidas de silício e vidro,ela é um perigo para os aviões,podendo causar danos a aeronave.A maior preocupação,consiste nas turbinas,que podem parar.

O Eyjafjallajokull,é considerado de pequenas proporções.Localizado debaixo de uma geleira,provavelmente provocará algum alagamento,e por causa dessa preocupação já foram evacuados cerca de 700 fazendeiros ao redor.

“Essa é uma atividade vulcânica normal na Islândia,que não teria chamado atenção não fosse a nuvem sobre a Europa” disse a geofísica Bergthora Thorbyarnardot

tir do Instituto de Meteorológico da Islândia a Revista VEJA.Mais catastrófico é a incitação que os tremores desse vulcão pode causar a outro,denominado Katla,localizado na mesma cordilheira,e com a potência dez vezes maior: “Isso baixaria drasticamente a temperatura e resultaria em uma crise aérea de meses” disse a geofísica Gillian Foulger da Uniersidade de Durham,Inglaterra também a Revista VEJA.


Ontem (24/04),o principal aeroporto da Islândia,permaneceu fechado,depois que a nuvem de cinzas vulcânicas atingiu a ilha nórdica,e cogita-se dependendo da situação reabrir no dia seguinte.

Mais uma vez,vemos a fragilidade do ser humano,contra a natureza,onde sistemas complexos são afetados por essas catástrofes.Uma erupção de maior porte,poderia

até mesmo alterar o clima terrestre,e “atrapalhar” o modo de vida da humanidade(como já aconteceu antes).


SEGUE UMA GALERIA DE IMAGENS ESPETACULARES DO VULCÃO(CLIQUE)



Mário Coppini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário